Visita

Visita técnica monitorada a Gruta do Limoeiro

No último domingo 25/10/09 os alunos do curso técnico de Mineração, turmas MV3 e MN3, os professores Cassiano, Magnólia e Pedro do Campus Cachoeiro fizeram visita técnica monitorada a Gruta do Limoeiro no município de Castelo, para estudo nas áreas de Geologia, Meio Ambiente e Espeleologia (estudo de cavernas).

Nessa visita alunos e professores puderam discutir de forma integralizada as formações espeleológicas com questões sócio-ambientais, como por exemplo: funções ecológicas, antropológicas e arqueológicas das cavernas relacionadas com algumas atividades exploradoras humanas como mineração, agricultura e turismo.

A Gruta do Limoeiro está situada na cabeceira de uma micro-bacia pertencente a bacia do Rio Itapemirim, por este motivo foram discutidos a importância do planejamento e aptidões da exploração da área onde no qual está inserida.

O IFES aproveita para agradecer a Sra. Maria (Guia), funcionária da Prefeitura Municipal de Castelo, a qual foi de grande importância na recepção de todos, acompanhamento no interior da caverna bem como do relato histórico da área.


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Campus Cachoeiro de Itapemirim