Visita

Alunos do curso Técnico Integrado com Ensino Médio de Informática e Eletromecânica visitaram a 4ª Bienal Capixaba do Livro e a 20ª Feira do Verde em Vitória, ES na última sexta-feira (13/11)

Ter um dia de atividade voltada à literatura, poesia e educação ambiental. Esse foi o objetivo da ida dos alunos dos cursos integrados ao ensino médio a 4ª Bienal Capixaba do Livro e a 20ª Feira do Verde em Vitória, ES.

A visita foi uma das diversas atividades desenvolvidas esse ano pela Comissão de Eventos do campus Cachoeiro e veio fortalecer a questão da interdisciplinariedade entre as diversas áreas do conhecimento.

O principal objetivo da Bienal é estimular o hábito de leitura e para isso, foram disponibilizados no evento livros de diversos gêneros com preços reduzidos. Muitas crianças e jovens não têm acesso ao mundo da leitura e a Bienal é uma ótima oportunidade de elas vivenciarem esta realidade. O objetivo também foi de ampliar a interação dos alunos com os livros, a literatura e a Biblioteca. Veio complementar as atividades do Projeto Literário desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa e Literatura Karen Feriguetti, em parceria com a Biblioteca.

Na Feira do Verde, os alunos puderam conferir as surpresas da enorme estrutura montada na Praça do Papa. Sob o tema "Bacias Hidrográficas - O Reino das Águas", a criatividade dos expositores impressionou pelos seus mais de cem estandes espalhados pela área do evento, cada um minuciosamente decorado em interação com o meio ambiente e a temática abordada. Uma imensa foto aérea de todo o território da capital capixaba impressionava quem chegava ao local. Aplicada sobre o piso do estande da Prefeitura de Vitória, a imagem permitia contemplar toda a cidade de um ângulo bem diferente. A importância e a história dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu puderam ser conferidas em um túnel especialmente criado para a Feira. Mantendo um intercâmbio técnico científico entre as instituições e empresas de todo o Brasil, a Feira abriu espaço para projetos de educação ambiental realizados por prefeituras, Ongs e órgãos governamentais. Nomes importantes em diversas áreas ambientais participaram do evento, entre eles, Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que falou das causas e efeitos do aquecimento global com as pesquisas que o INPE desenvolve, bem como membros do IPCC - Painel Interinstitucional de Mudanças Climáticas.

Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar o estande montado na feira pelo Ifes campus Vitória.

Galeria de Fotos


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Campus Cachoeiro de Itapemirim