Pesquisa e Extensão

Núcleo Incubador

O QUE É O NÚCLEO INCUBADOR DO CAMPUS CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM?

O Núcleo Incubador do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim (NICI), assim como os núcleos incubadores de outros campi do instituto, fazem parte da Incubadora de Empreendimentos do Ifes. A incubadora é um ambiente desenvolvido especialmente para abrigar negócios voltados a projetos, empresas, "start-up" (empresas "recém-nascidas" e com grande potencial de crescimento) e outros arranjos para promoção da inovação, permitindo aos empreendedores a utilização e compartilhamento de infraestrutura física e suporte gerencial para desenvolverem o seu próprio negócio. Dessa forma, o NICI oferece estrutura física de até 05 (cinco) salas para incubação de empreendimentos, 01 (uma) sala de reunião, 01 (uma copa) e 01 (uma) sala para coordenação, bem como apoio de gestão e tecnológico nas áreas afins com os cursos do campus para os empreendedores iniciarem, a partir de uma boa ideia, o seu próprio negócio.

QUE TIPOS DE EMPREENDIMENTOS PODEM SER INCUBADOS NA INCUBADORA DO IFES?

Empreendimentos de base tecnológica, cultural e social.

OS NÚCLEOS INCUBADORES ABRIGARÃO EMPREENDIMENTOS DE QUALQUER ÁREA TECNOLÓGICA?

Não. Via de regra, os núcleos incubadores abrigarão empreendimentos que tenham afinidades com as áreas de atuação do campus onde o núcleo está situado.

COMO SUBMETER UM PROJETO À INCUBADORA?

Os empreendedores deverão participar de um edital de incubação, que será divulgado no portal do Ifes, bem como no Diário Oficial da União. No edital constará detalhadamente as condições para os empreendimentos serem incubados.

Equipe

Coordenadores: Lenadro Vianna Silva Souzai, Rafael Michalsky Campinhos e Flávio Izo

Comitê Gestor:

Paulo José Pereira de Oliveira (presidente)

Evanizis Dias Frizzera Castilho (suplente: Daniel José Venturim Nunes) - representante docente

Cristiano da Silveira Colombo (suplente: Gilberto Freire Rangel) - representante de grupo de pesquisa

Renata Lorencini Rizzo (suplente: Murilo Paulino Agrizzi) - representante técnico administrativo

Guilherme Gomes Viza Junior (suplente: Matheus Mendonça Souza) - representante discente

Contato: nucleoincubador.ci@ifes.edu.br

Portaria

Projeto em andamento em parceria com empresa privada

Projeto 1) Título: Inovação e Automatização da Produção de uma Fábrica de Pios da Fauna Brasileira

Empresa: Fábrica de Pios de Cachoeiro de Itapemirim

Projeto aprovado no edital MEC/SETEC/CNPq Nº 94/2013

Valor aprovado: R$ 124.745,91.

Coordenador: Saulo da Silva Berilli.

O projeto é uma parceria entre o IFES e a Histórica Fábrica de Pios de Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo é Promover estudos da geometria dos pios para inovação e automatização da produção de pios da fauna brasileira por meio da produção utilizando torno CNC. Além disso, contribuir de forma direta e indireta para a preservação e manutenção de um patrimônio histórico cultural de Cachoeiro de Itapemirim e do Brasil, bem como estimular o empreendedorismo, a ressocialização de indivíduos e o fortalecimento do artesanato e do turismo local. O projeto conta com a participação dos professores: Hudson Thiago, Carlos Eduardo, Rogério Vicentini, Rafael Campinho, Elias Dantas, Jorge Henrique e Paulo José Pereira de Oliveira.

Projeto 2) Título: Supervisório para melhoria e visualização dos indicadores de produção

Empresa: MIBITA - MINÉRIOS BRASILEIROS LTDA

Projeto Aprovado no edital CNPq-SETEC/MEC N⁰ 17/2014

Valor aprovado: R$ 75.340,00

Coordenador: Rafael Michalsky Campinhos

Este projeto visa a elaboração de um programa supervisório para visualização dos indicadores de produção. A tecnologia do programa supervisório irá permitir a otimização e redução do número de paradas (gerais e parciais) das linhas de produção devido a manutenção corretiva e o melhor planejamento das paradas de manutenção preventiva e preditiva. Dessa forma, reduzindo os custos de manutenção, aumentar a produtividade de cada linha, tornando assim a empresa mais competitiva do mercado. Espera-se dessa forma, que o desenvolvimento deste projeto, proporcione a Mibita, um maior grau de controle de sua planta industrial, fomentando dessa forma o desenvolvimento e a competitividade da empresa de modo que incentive um maior número de empresas a investirem no controle de suas linhas de produção, provocando assim um aumento na oferta de emprego em regiões produtoras ou beneficiárias de cálcarios.

Curso em andamento

1 - Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Pré-incubação (Cadastrado na PROEX)
Coordenador: Saulo da Silva Berilli
Número do Processo: 23151.001150/2014-16
Data de Entrada: 19/11/2014.

2 – Programa Miniempresa
Responsáveis: Leandro Vianna, Roberto Carlos, Flávio Palhano, Carla Soave, Rafael Campinhos e Alexandre Custódio.
Coordenadoria do núcleo incubador
Número do Processo: 23151.000219/2015-75
Data de entrada: 18/03/2015


Patentes

O que é Patente?

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

Propriedade Industrial

Refere-se a solicitações de direito para as criações que serão utilizadas em indústrias, empresas e comércios. Alguns exemplos: Marca, Desenho industrial, Programa de computador, Transferência de tecnologia, Patente, Indicação geográfica e Topografia de Circuito.

Propriedade Intelectual

Tem como objetivo principal proteger os criadores de inovações e novidades. Alguns exemplos: Obras literárias, artísticas, descobertas científicas e desenhos industriais.

Mais Informações

Acesse o site do INPI.

Responśavel

Flávio Izo

Horário de atendimento: Sexta-feira, de 08:00 até às 10:00h.

Local: Cordenação no núcleo incubador

Email: fizo@ifes.edu.br

Tel: (28)35269033 (Coordenadoria de Informática)

Portaria

Formulário de Atendimento


© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Campus Cachoeiro de Itapemirim